Amazonas confirma o primeiro caso de varíola dos macacos

Secretaria de Estado de Saúde  (SES) confirmou, nesta quarta-feira (27), o primeiro caso Estado. Segundo o órgão, a notificação de caso suspeito foi recebida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)  no dia 21 de julho. O paciente, um homem com idade entre 20 e 30 anos, que mora em Manaus e esteve em Portugal, começou a apresentar sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de monkeypox, no início do mês, em 7 de julho. As informações são do G1 Amazonas. 

Quando começou a sentir os sintomas, o paciente ainda estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas. Ao chegar em Manaus, o homem compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), já que não apresentava melhora. Após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de monkeypox.

Ainda de acordo com as informações da Secretaria de Saúde do Estado, a amostra dele foi submetida a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Seguindo o protocolo nacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, e a FVS-RCP aguarda resultado deste exame. 

O paciente se recupera em domicílio e segue isolado. O quadro de saúde dele é estável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *