Cruzeiro abre vantagem para Vasco e Grêmio e chega a 97,9% de chance de acesso à Série A

O Cruzeiro levou o título simbólico do primeiro turno, ainda no sábado, com a derrota do Vasco por 3 a 1 para o Sampaio Corrêa. No domingo, venceu o Novorizontino por 2 a 1 e ampliou a vantagem que tem na liderança da Série B. Com o triunfo, chegou a 97,9% de chance de acesso à Série A.

Os números são do Departamento de Matemática da UFMG. O Cruzeiro alcançou 41 pontos na liderança da Série B. Abriu sete pontos para o Vasco, segundo colocado, com 34 pontos.

O Grêmio está em quarto com 32, um a menos que o Bahia, em terceiro. A chance do Cruzeiro ser campeão é de 67,6%. O segundo com mais chance é o Vasco, com 12% de possibilidade.

Para subir, o Cruzeiro ainda conta com uma vantagem de 15 pontos para o Sport, em quinto lugar. O Cruzeiro, até por isso, terminará o primeiro turno e começará o segundo ainda com gordura a defender.

Pontuação para subir

O Departamento de Matemática também calcula a pontuação necessária para um time conseguir o acesso. Chegar a 63 pontos, por exemplo, garante uma chance de 99,4% de acesso, atualmente. Pontuar 64 dará 99,8% de possibilidade de conseguir vaga na Série A 2023.

Assim, com essa pontuação chegando a quase aos 100%, o Cruzeiro precisaria fazer mais 22 ou 23 pontos nos 20 jogos restantes da Série B.

O Cruzeiro superou campanhas de outros gigantes que passaram pela competição, como Vasco e Corinthians. Todos os times que fizeram 40 pontos ou mais no primeiro turno da Série B, terminaram a competição com o acesso à elite. De 2006 para cá, apenas quatro líderes ao fim do turno não conseguiram vaga na Série A do ano seguinte.

Fonte: Portal do zacarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *