Homem é internado ao tentar fazer rinoplastia em si mesmo após ver vídeo no YouTube

Na última semana, um homem deu entrada em um pronto-socorro de São Paulo após tentar operar o próprio nariz. Ele teria assistido a um vídeo no YouTube que ensinava um tipo de “rinoplastia caseira” e tentado sozinho reproduzir o procedimento.

Aos médicos da unidade de saúde, o homem relatou que, para realizar a “operação”, utilizou álcool 70% para higienizar a região do nariz. Ele não usou luva e nem limpou o sangue “para não abrir os pontos”, mas utilizou um anestésico veterinário e finalizou o procedimento com “sutura com fio absorvível e super-bonder”.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que o homem foi encaminhado a um hospital para a limpeza de um ferimento no nariz e, também, foi orientado a receber atendimento psicológico. “A Secretaia Municipal de Saúde reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade Buco-Maxilo-Facial”, comunicou.

Sobre os vídeos que ensinam a “rinoplastia caseira”, o YouTube Brasil informou, em nota, que todos os conteúdos “enviados estão em análise” e que não permite material que incentive atividades perigosas com risco de danos físicos graves ou de morte.

Médicos afirmam que os procedimentos cirúrgicos amadores podem, além de causar efeito oposto ao desejado, levar à morte.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também alertou em um comunicado divulgado no site oficial que a rinoplastia, “além de ser um ato exclusivamente médico, é necessário especialização e habilitação para realizar”.

Com informações do O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *