Mais de 1,6 mil motoristas são flagrados dirigindo bêbados em Manaus

Manaus/AM – Mais de 1,6 mil motoristas foram flagrados dirigindo bêbados pelas ruas de Manaus, durante operações de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM.

Os dados são do período que compreende de janeiro a junho deste ano. O número representa 64% do total registrado em todo o ano de 2021. Flagrantes acontecem, em sua maioria, durante blitze da Lei Seca.

Segundo o diretor do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (NEOT) do Detran-AM, Victor Mansur, a alcoolemia é uma das principais infrações de trânsito registradas entre os motoristas.

“No ano de 2021, a gente teve aproximadamente 2500 motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Este ano, até o presente momento, já foram mais de 1600 motoristas flagrados. Então com certeza vai passar o ano passado, e isso é devido a intensificação das operações”, afirmou.

As blitze da Lei Seca são intensificadas durante o final de semana para coibir e prevenir casos de alcoolemia no trânsito decorrentes das festas e eventos. O motorista flagrado dirigindo sob o efeito de álcool pode ser multado em até R$ 2,9 mil e pode perder o direito de dirigir por um ano.

“Caso [o condutor] seja flagrado com o teor alcoólico acima de 0.34 é considerado crime, então além da penalidade administrativa ele também é conduzido à delegacia e preso em flagrante. Outra curiosidade é que quando o motorista é flagrado mais de uma vez no ano, ou seja, caso ele seja reincidente, a penalidade dobra, então a multa já vai para quase R$ 6 mil”, explicou o diretor do NEOT.

portal holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *