OMS aconselha homens que fazem sexo com homens a ‘reduzir o número de parceiros sexuais’ por conta da transmissão da Varíola dos Macacos

Nesta quarta-feira, 27, o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou que homens que fazem sexo com homens, como gays, bissexuais e trabalhadores do sexo , reduzam, neste momento, o número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição à varíola dos macacos.

Na fala de abertura em uma coletiva sobre a doença, Tedros Adhanom Ghebreyesus também reforçou que “estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e podem alimentar o surto”.

Ele pediu que comunidades e indivíduos se informassem e levassem os riscos a sério, além de tomarem as medidas necessárias para interromper a transmissão e proteger os grupos vulneráveis.

“A melhor maneira de fazer isso é reduzir o risco de exposição. Isso significa fazer escolhas seguras para você e para os outros. Para homens que fazem sexo com homens, isso inclui, no momento, reduzir o número de parceiros sexuais, reconsiderar o sexo com novos parceiros e trocar detalhes de contato com novos parceiros para permitir o acompanhamento, se necessário”, disse Tedros.

Com informações do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *