Prefeito Keitton Pinheiro acompanha implantação de catracas com reconhecimento facial em escolas municipais de Coari

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, iniciou esta segunda-feira (1), penúltimo dia da programação do aniversário de 90 anos da cidade, acompanhando a implantação de catracas eletrônicas e com reconhecimento facial nas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa contempla primeiramente três unidades educacionais e tem como objetivo o controle de entrada e frequência dos alunos, garantindo mais segurança para todos.

O novo sistema de controle de acesso começou a funcionar nas escolas Agenor Domingos Smith, Ursulina Souza de Oliveira e Maria Elisângela Litaiff. Em breve, de acordo com o prefeito Keitton Pinheiro, a medida será ampliada para as demais unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semed), trazendo mais segurança aos pais, já que pessoas não cadastradas não tem sua entrada liberada na catraca, sendo necessário autorização do porteiro para a entrada no prédio.

“A importância desse sistema facial é que traz segurança para as escolas, faz um diagnóstico do perfil do aluno, do estado que ele se encontra, se está feliz ou triste, para que o professor possa da melhor forma desenvolver a capacitação de ensino para esse aluno. E vale ressaltar que está sendo implantado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Coari”, destacou o prefeito.

O secretário da Semed, Edivaldo Holanda, corroborou com as palavras de Keitton Pinheiro ao explicar que, via reconhecimento facial, após o aluno passar pela catraca uma mensagem de texto é enviada aos responsáveis, informando a entrada dele na instituição. Além disso, o aplicativo também identifica e registra o humor da pessoa no momento, criando-se um registro emocional que pode ser usado para identificar possíveis distúrbios emocionais que o estudante ou docente possa está sendo acometido.

As vantagens das catracas eletrônicas e com reconhecimento facial são inúmeras, garante o secretário. “Dentre os benefícios, o sistema oferece melhor controle de evasão escolar; restrição automática de pessoas não autorizadas; identificação de estado emocional dos alunos; registro eletrônico dos alunos, através do horário, data e foto em sistema; e sinalização aos responsáveis a cada entrada do aluno”, apontou Edivaldo Holanda.

Além do prefeito Keitton Pinheiro, o vice-prefeito Edilson Lima, vereadores e outras autoridades de Coari também acompanharam o início do funcionamento do novo sistema de controle de acesso das escolas municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *