Prefeito Keitton Pinheiro inaugura UBS na Vila Itapéua, zona rural de Coari

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, em companhia de vereadores e outras autoridades locais, entregou, nesta quinta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laércio Braga de Souza, localizada na Vila Itapéua, zona rural do município. A inauguração faz parte da programação em comemoração aos 90 anos da cidade e representa uma grande conquista, pois trata-se de um projeto-piloto que tem o intuito de revolucionar a saúde ribeirinha.

De acordo com o prefeito, situada no Médio Solimões, a UBS Laércio Braga de Souza beneficiará mais de 4.500 usuários, sendo 1.300 famílias de aproximadamente 45 comunidades distintas, além de prestar suporte aos comunitários que residem na estrada Coari-Itapéua e Lago do Mamiá. No local, serão ofertados, a partir do dia 8 de agosto, todos os serviços disponíveis na rede urbana da Atenção Básica, preconizados pelo Ministério da Saúde.

Keitton Pinheiro reforçou que esta inauguração é um grande avanço para toda região ribeirinha do município de Coari, tendo em vista que, atualmente, há mais de 20 mil usuários residentes em áreas rurais e a cobertura destes povos têm sido realizada com suporte da UBS Fluvial e UBS do Ribeirinho, que apesar de serem unidades de excelência, não suportam tamanha demanda de atendimentos e necessita de mais estruturas de apoio.

“É uma conquista de todos, pois este é um projeto-piloto de uma verdadeira transformação que a saúde ribeirinha de Coari está por alcançar nos próximos anos com a implantação de outras unidades de saúde nas demais calhas”, enfatizou o prefeito.

Neto do saudoso Laércio Braga de Souza, Jean Paulo disse que a unidade de saúde era um sonho antigo dos moradores, por isso sua entrega é muito importante. “É com grande felicidade que recebemos essa UBS hoje e com a família Braga de Souza sendo homenageada pelo prefeito Keitton Pinheiro. Damos graças a Deus, por esse momento, pois os atendimentos serão estendidos as demais populações das regiões próximas à comunidade”, apontou.

A agricultora Alcinete Braga de Souza, de 57 anos, outra integrante da família fundadora da Vila Itapéua, destacou que agora ficará mais fácil para as famílias receberem os atendimentos em saúde. “Pra nós ficou muito bom, não vamos mais precisar ir à cidade, nem gastar com transporte. É tudo pertinho de casa. Vai melhorar muito a nossa vida”, afirmou.

Na nova UBS serão realizados atendimentos multiprofissionais, dentre estes, destaca-se as consultas e procedimentos médicos, com atendimentos clínicos e suporte em eventuais intercorrências, uma vez que a unidade conta com uma sala de estabilização para pacientes mais graves que serão encaminhados ao Hospital Regional de Coari. Haverá ainda consultas de enfermagem, com realização dos programas de pré-natal, planejamento familiar, exames preventivos, crescimento e desenvolvimento, consultas e procedimentos odontológicos, que é uma grande carência dos ribeirinhos.

A unidade também disponibilizará vacinação de todas os imunizantes ofertados pelo Ministério da Saúde, coleta e resultados de exames de rotina, dispensação de medicamentos conforme prescrição médica, coleta e diagnóstico de malária e outras endemias, atividades educativas que enfatizem a prevenção de doenças e promoção da saúde, dentre outros serviços que visam elevar os indicadores de saúde na zona rural do município.

A UBS da Vila Itapéua foi construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). São mais de 360 metros quadrados de construção e uma estrutura moderna que garantirá a oferta de serviços de excelência para a população. O prédio é todo climatizado e conta com 12 salas equipadas, entre sala de reunião, de endemias, consultórios médicos, odontológicos, de enfermagem, farmácia, copa e outros, além de recepção com capacidade para atender 50 pessoas e todas as instalações de sistemas necessários para o bom funcionamento do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *