Prefeitura de Coari celebra Dia do Produtor Rural com café da manhã especial na feira

O segundo dia das festividades alusivas aos 90 anos do município de Coari começou com um café da manhã especial em homenagem ao Dia do Produtor Rural, comemorado nesta quinta-feira, 28 de julho. A celebração aconteceu na Feira do Produtor Rural, no Centro, e contou com a presença do prefeito Keitton Pinheiro, vereadores e outras autoridades locais, além dos homenageados pela data, os responsáveis por cultivar e produzir os alimentos que chegam às mesas dos coarienses.

A entrada do evento na grade de programação do aniversário de Coari foi um pedido do próprio prefeito dado a importância da produção rural na construção do município. “O produtor rural que põe o alimento na mesa dos coarienses há 90 anos não poderia ficar de fora das festividades. E nesta data tão especial fiz questão que fosse preparada esta justa e merecida homenagem a vocês que trabalham incansavelmente para movimentar um setor indispensável ao desenvolvimento de nossa Coari, que é o setor primário”, afirmou Keitton Pinheiro.

O prefeito enfatizou que o grupo político do qual faz parte sempre esteve preocupado com o produtor rural. Como resultado desse empenho está a construção da Feira Alternativa, a reforma da Feira do Produtor Rural e do Mercado Municipal, a realização da Semana Agroambiental com doação de mudas e implementos agrícolas, capacitação e assessoria para captação de recursos junto às instituições financeiras, dentre outras ações e projetos que fortaleceram o setor. E a luta por melhorias continua, principalmente referente ao asfaltamento dos ramais produtivos das estradas do Mamiá e Itapeua.

Keitton Pinheiro adiantou ainda que está tomando todas as providências para que sejam entregues sementes de hortaliças e kits do produtor rural. Além disso, anunciou a implantação do Projeto Municipal de Segurança Alimentar. “Com essa iniciativa devemos distribuir 10 toneladas de sementes de milho, feijão e arroz, como estímulo a agricultura familiar, melhorando a renda das famílias e consequentemente diminuindo o preço desses produtos de alimentação básica para as famílias de baixa renda, e também como aquisição para a merenda escolar”, revelou.

A produtora rural Antônia Maciel, de 46 anos, da região da estrada Coari-Itapeuá, elogiou a realização da homenagem aos trabalhadores do campo e comemorou por ter ganhado um motor rabeta no sorteio que ocorreu durante o evento. “Foi sorte! Graças a Deus! Esse motor vai ajudar muito na nossa produção como sovar a mandioca”, comentou animada.

O produtor Raimundo Porto, do Lago do Mamiá, agradeceu pela celebração. “Pra nós é uma honra, um prazer muito grande porque a gente não comemorava esse dia. Hoje, a gente não tem palavras para agradecer a nossa administração municipal. Nós estamos gratos, nós estamos felizes porque nós estamos sendo vistos, estamos sendo lembrados, isso significa fruto de uma responsabilidade de um prefeito comprometido com a população do município de Coari”, disse.

Após o café da manhã na feira, a comitiva formada por representantes do Executivo e Legislativo seguiu para acompanhar o início da grande final da 3ª Copa Zona Rural, com a escolha da Garota Copa Zona Rural, que ocorre durante todo o dia de hoje no campo de futebol da comunidade Saubinha. Disputam o título, times masculinos e feminino das sete principais calhas de rios e lagos de Coari (Mamiá, Coari Grande, Copeá, Piorini, Alto Solimões, Médio Solimões e Baixo Solimões) e suas respectivas candidatas.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Infraestrutura fez a entrega de 10 Barracas do Empreendedor como parte de um projeto que visa fomentar o empreendedorismo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *