Prefeitura de Manaus avança na recuperação de área afetada por erosão no bairro Nova Cidade

A Prefeitura de Manaus trabalha, nesta quinta-feira, 21/7, em ritmo acelerado para concluir as obras de revitalização na rua Treviso com a rua 6, no bairro Nova Cidade, zona Norte, onde uma erosão com aproximadamente 20 metros de profundidade está sendo contida com aterro, além da implantação da rede de drenagem profunda e todas as melhorias necessárias no entorno do local. 

A obra tem a finalidade de solucionar os problemas de desbarrancamentos de forma definitiva. O local recebe a implantação de cinco caixas coletoras de água e uma escada hidráulica, para que a água possa escoar de forma segura, sem provocar novas erosões.

A área recebeu 11 mil metros cúbicos de argila para conter o desgaste de todo o talude, que provocou a grande erosão e riscos às casas do entorno. Cerca de 50 trabalhadores executam as obras. 

O prefeito David Almeida e o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, determinaram a abertura de uma nova via com 80 metros de extensão, que irá interligar a rua Treviso e a rua 6, beneficiando a trafegabilidade dos moradores, que muitas vezes ficavam isolados em dias de fortes chuvas.

De acordo com o titular da Seminf, Renato Júnior, a segurança dos moradores é prioridade. “As famílias estavam esquecidas há tempos e o medo era predominante entre todos.  O prefeito David Almeida nos determinou que a obra fosse realizada, levando segurança e dias melhores para todos da área”, ressaltou.

Segundo o secretário, o trabalho é delicado e envolve muitas particularidades, para que a área não volte a sofrer com novas erosões. “A parte do talude está com toda sua contenção finalizada, e agora estamos na fase de drenagem com a escada hidráulica e as caixas coletoras, que darão a vazão correta das águas, evitando o desgaste do talude. A nova via, tão sonhada pelos moradores, foi aberta e uma praça será entregue à população, para proporcionar um espaço de lazer e socialização”, garantiu Renato Júnior.

A finalização contará com a hidrossemeadura, que resgatará a vegetação do talude de forma natural, para proteção do solo contra a erosão.  

Além da infraestrutura básica, a Prefeitura de Manaus implantará ainda uma praça com área de lazer para crianças, jovens e adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *