Prefeitura de Manaus divulga devolutiva da consulta pública da minuta do edital ‘Thiago de Mello’

A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta quinta-feira, 4/8, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a devolutiva da consulta pública on-line da minuta do edital de cultura “Concurso Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello”. As respostas podem ser consultadas na aba “editais” do site manauscult.manaus.am.gov.br.

A fundação recebeu mais de 30 sugestões, e o objetivo da consulta pública é apresentar e debater melhorias para os editais de fomento à cultura, potencializar as atividades culturais e ampliar as políticas públicas para novas expressões artístico-culturais.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o edital pretende fomentar as atividades artístico-culturais em Manaus, por meio do estímulo à produção, formação e difusão cultural.

“A Manauscult tem conduzido suas ações com objetividade, eficiência e transparência, visando alcançar resultados que beneficiem o conjunto da cadeia produtiva da cultura. E toda essa construção está sendo feita de forma técnica e em diálogo, ouvindo e atendendo pleitos e solicitações de diversos setores, entidades e artistas que nos têm procurado”, disse Oliveira.

Ele explica que o Edital Thiago de Mello é parte dos esforços que a Prefeitura de Manaus está implementando para movimentar a cadeia da indústria criativa.

“Nosso projeto é ampliar e desburocratizar o processo cultural em Manaus, promovendo oportunidades de trabalho e renda para os nossos artistas. E o que for preciso fazer para aprimorar esses mecanismos, nós o faremos, pois o propósito da atual gestão do prefeito David Almeida é contribuir para ampliar os horizontes culturais da cidade” pontuou Oliveira.

A prefeitura recebeu às sugestões apresentadas pelo Fórum do Audiovisual do Amazonas, verificando que as ponderações realizadas foram procedentes e contribuirão para tornar o conteúdo do edital mais eficaz, como por exemplo, os elementos comprobatórios do portfólio serão ampliados e simplificados para facilitar a participação dos interessados; as contas digitais serão aceitas para facilitar a participação dos artistas portadores desse tipo de conta; disponibilizaremos estrutura de atendimento presencial, com computadores, para inscrição dos interessados, de além de levar em consideração o item 6.1 do edital no segmento do audiovisual.

Edital

O novo edital de cultura, que será lançado nesta sexta-feira, 5/8, partir das 19h, no estacionamento ao lado do Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na avenida 7 de Setembro, Centro, é dividido para artistas e profissionais da cultura e para novos talentos, e pretende premiar projetos voltados aos segmentos das artes e cultura.

No Edital Thiago de Mello, artistas e profissionais da cultura têm dotação orçamentária de R$ 1,6 milhão, e premiação de até 55 projetos culturais nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música. Poderão participar desse edital pessoas físicas ou jurídicas, com trajetória documentada e que já tenham realizado, no mínimo, duas produções na área da cultura e que estejam comprovadas em portfólio.

Já o Edital Thiago de Mello – Novos Talentos, tem dotação orçamentária de R$ 400 mil e irá premiar até 88 projetos culturais de novos talentos da cultura, nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música.

Poderão participar deste edital, artistas e profissionais da cultura, pessoa física ou jurídica, cujo desenvolvimento de sua trajetória seja emergente e que já tenham realizado, no mínimo, uma produção na área da cultura.

Os projetos deverão ser realizados no município de Manaus, incluindo aqueles que visam à promoção de formação dos artistas e produtores culturais manauenses. E todas as atividades decorrentes da realização dos projetos contemplados no edital deverão ser oferecidas gratuitamente à população.

Homenagem

O nome do prêmio é uma homenagem ao poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello, que faleceu no dia 14 de janeiro de 2022, em Manaus, aos 95 anos, de causas naturais.

— — —

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult

Foto – Oliveira Junior/ Manauscult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *