Prefeitura de Manaus garante extensão do Proemem por mais dois anos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu a prorrogação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) até o mês de julho de 2024. A prorrogação passa a ser válida a partir desta quinta-feira, 14/7, e além da extensão, a prefeitura garantiu uma redução de U$ 12 milhões na contrapartida que deveria ser feita pela administração pública.

Com isso, a Semed terá mais dois anos para concluir obras associadas ao Proemem, além dos programas viabilizados como o Programa de Gestão Escolar (Progesc) e a contratação da plataforma Super Ensino, que é responsável por oferecer reforço de forma digital a 85 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, celebrou o fato de a administração do prefeito David Almeida ter mais tempo para desenvolver seus programas e implantar as melhorias necessárias para tornar a educação municipal a melhor do país.

“Conseguimos a prorrogação da execução do projeto. Isso significa que teremos um prazo maior para realizar os nossos projetos que estão sendo desenvolvidos. Temos três escolas para serem inauguradas com obras iniciando em agosto”, afirmou Dulce.

O coordenador executivo do Proemem, Marcondes Costa, explicou que mesmo com a redução da contrapartida, as metas continuam as mesmas. A questão da aprovação era necessária porque toda alteração contratual tem que passar pelo crivo do Ministério da Economia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Agora podemos finalizar algumas obras que já tinham sido iniciadas, outras obras que estavam esperando a aprovação, além da manutenção dos diversos programas que trabalhamos para melhoria dos resultados na rede municipal de ensino”, completou Marcondes.

Proemem

O Proemem é um financiamento do BID no valor de 52 milhões de dólares. Possui quatro componentes: expansão de cobertura do ensino da educação infantil e ensino fundamental; melhoria da qualidade da educação; gestão, monitoramento e avaliação; apoio à gestão administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *