Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura e prevenção no conjunto Augusto Montenegro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta segunda-feira, 11/7, na manutenção das redes de drenagem do conjunto Augusto Montenegro, bairro Lírio do Vale, zona Oeste. A recuperação do sistema foi necessária para que a água possa ter o seu curso normal, escoando normalmente e sem provocar alagamentos por entupimentos.

O trabalho preventivo é realizado com uso de uma tecnologia diferenciada, o hidrojato, que é um caminhão equipado com mangueiras e reservatório de água, que auxilia os servidores da prefeitura a retirar os detritos acumulados nas caixas e galerias. Quando o depósito de sujeira é muito volumoso, é utilizada a mangueira que suga os detritos, mas, se o problema estiver dentro da tubulação, utiliza-se água em alta pressão com o objetivo de desobstruir a rede.

De acordo com a engenheira da Seminf, Socorro Diniz,  responsável  pelo serviço, o descarte de lixo em local irregular tem provocado o rompimento de muitas redes de drenagem na cidade e,  em virtude dessa situação, o distrito de obras tem intensificado os trabalhos preventivos.

“Precisamos da colaboração da população em relação ao descarte do seu lixo, colocando em um saco plástico na lixeira. Quando as pessoas jogam o lixo na rua, o problema volta para eles mesmos e de forma muito pior. Estamos intensificando nosso trabalho de prevenção, usando inclusive o hidrojato de alta pressão, que além de seguro é muito eficaz. A força da água remove a sujeira presente nas tubulações, preservando a integridade da superfície e devolvendo o fluxo correto das águas”, explicou Socorro.

As equipes da Seminf trabalham na limpeza e manutenção da rede de drenagem profunda da rua E, no conjunto Augusto Montenegro. Simultaneamente, outra equipe trabalha na manutenção da rede de drenagem da rua D, com recuperação de calçada, meio-fio e sarjeta.

Segundo Socorro Diniz, a determinação do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, é que sejam priorizados os serviços de prevenção, sobretudo os que envolvem as redes de drenagem e o bom funcionamento delas, evitando as inundações na cidade.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *