Prefeitura realiza ‘Manaus Mais Cidadã’ em escola municipal

Após dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, o projeto “Manaus Mais Cidadã”, da Prefeitura de Manaus, volta a acontecer na escola municipal Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta, bairro Flores, zona Centro-Sul. A ação, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania(Semasc), aconteceu nesta sexta-feira, 8/7, em tempo integral.

A programação contou com serviços de Cadastro Único, 2ª via da certidão de nascimento, orientação sobre o disque-denúncia, roda de conversa sobre os direitos da mulher, violência doméstica e saúde mental, direito do consumidor e trabalhista, limpeza facial, corte de cabelo feminino, carteira de trabalho digital, distribuição de mudas, oficina de detergente, entre outros serviços.

O projeto é alusivo ao Dia “D” da Família/Escola, da Semed, no qual os pais participam das ações promovidas, sendo uma forma de trazer a família e alunos para dentro da unidade de ensino.

Com 245 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o diretor da escola, Luiz Carlos Braga, considera a parceria fundamental, pois ajuda muito a comunidade como um todo com vários serviços gratuitos, além de aproximar mais ainda os pais, junto da escola.

A escola não só atua na parte pedagógica, mas também na parte social. É uma forma de nós trazermos os pais, a sociedade, alunos para participarem na escola, de estarem na escola. Essa parceria com a Semasc, a partir da secretaria Dulce Almeida, só fortalece tudo isso, traz a comunidade, para que eles realmente tenham esse vínculo maior com a escola e possam se sentir pertencentes a esse espaço”, comentou.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) e uma das responsáveis pela programação da Semasc, Eliane Domingues, o trabalho é fundamental para atender os moradores próximos da escola, sem contar a parceria com a unidade educacional.

“É mais uma ação de cidadania da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Semasc, que vem oferecer diversos serviços à comunidade. Essa parceria garante diversos serviços para a população e vem trazer a cidadania para essas pessoas, que vêm a procura de serem atendidas. Isso facilita para aquela população, que não consegue ser atendida muitas vezes”, salientou.

O autônomo Sérgio Augusto Rodrigues de Castro, 52, avô do aluno do 4º ano, Pedro Lucas dos Santos Viana, 9, aproveitou os serviços oferecidos relacionados à Manaus Energia, Cadastro Único e Registro Geral (RG), de forma gratuita. Para ele, é um ganho grande para todos da comunidade, que não precisam se deslocar para outros lugares em busca de atendimento.

“É muito importante para a comunidade, porque beneficia a gente de tirar alguns documentos, que não temos condições financeiras de fazer. Foi muito boa essa ação, foi muito gratificante. Seria bom se repetisse várias vezes esse tipo de serviço. Eu agradeço a todos os órgãos presentes, que ajudam as pessoas humildes das comunidades. Agradeço também a escola, onde encontramos aqui vários serviços”, citou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Thaís Araújo/ Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *