Prefeitura realiza o 3º Encontro Narrativas Docentes com o tema ‘Arte na pré-escola’

A Prefeitura de Manaus realizou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o 3º “Encontro Narrativas Docentes”, com o tema “Arte na Pré-Escola”, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, nesta sexta-feira, 5/8. O evento marca o último encontro do ano e reuniu professoras e assessores pedagógicos das setes Divisões Distritais Zonais (DDZ) de todas as zonas geográficas da rede municipal de ensino.

A ação “Narrativas Docentes da Pré-Escola” visa valorizar o docente da pré-escola, evidenciando o seu fazer pedagógico por meio das narrativas de suas experiências com as crianças da rede municipal de ensino. 

O 1º encontro foi realizado em março, com o tema “Acolhimento” e o 2º abordou a temática “Práticas de Currículo”. A programação contou com temas como “Desenhos da nossa Infância”, com a representante da Divisão de Educação Infantil (DEI), e “Elaboração da Narrativa” (orientações para a escrita), além de um momento de escuta com as expectativas e dúvidas das educadoras da modalidade.

De acordo com a coordenadora da pré-escola da DEI, Ana Paula de Oliveira, foi um momento muito especial o encerramento dos encontros narrativos pela divisão, que mostra toda a preocupação de qualificar mais ainda os educadores da modalidade na rede municipal.

“É um tema que faz parte do desenvolvimento da criança, que precisa ser ressignificado nas práticas do cotidiano das professoras nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas que atendem a pré-escola. A importância é justamente de cumprir o currículo escolar municipal da educação infantil e ressignificar as práticas com relação ao tema, além de dar valorização para a voz das professoras, pois as protagonistas são as educadoras da modalidade”, completou.

Contando com 22 CMEIs, duas creches municipais e três escolas mistas (que atendem o ensino fundamental e a educação infantil), a coordenadora pedagógica da DDZ Norte, Nádia Nascimento, afirmou que a temática é muito relevante, pois é um contexto pedagógico, que a divisão dá um suporte nas escolas.

“A DEI dá um suporte pedagógico e teórico-metodológico para que possamos repassar para as nossas pedagogas, diretoras e professoras, porque o ‘Narrativas Docentes’ é um projeto, que vai materializar esse protagonismo infantil, por meio também da ação do professor, onde vai ampliar essas vivências das crianças. Essa socialização é importante para que a criança, que é o centro de toda nossa ação, possa ser beneficiada”, disse.

Com seu trabalho com 48 crianças no Cmei Professora Santina Castro, bairro Novo Aleixo, a professora Jeane Fenelon de Farias disse que é um aprendizado a mais, que vai levar para desenvolver com as crianças, pois já realiza a temática no seu trabalho pedagógico.

“O encontro vem contribuir com o trabalho do professor de educação infantil, que já trabalha artes com as crianças, assim como também com o olhar para o trabalhinho das crianças, que é o viver artístico na sala de referência. Isso vem colaborando com o direito de aprendizagem também, que está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As crianças são protagonistas, e o seu trabalho tem que ser valorizado como criadoras, que elas também são”, concluiu.

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Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed

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