Prefeitura realizará inscrição para 2º PSS para Assistentes Voluntários de Alfabetização

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará inscrição para o 2º Processo Seletivo Simplificado (PSS) para Assistentes Voluntários de Alfabetização, do programa “Tempo de Aprender”, do Ministério da Educação (MEC). As inscrições iniciam na segunda-feira, 18/7, e terminam na terça, 19, e deverão ser realizadas pelo endereço eletrônico https://forms.gle/CruyZbg4ixaYMneH9.

Serão 43 vagas distribuídas nas unidades de ensino das zonas distritais: Sul, Oeste, Leste 1, Rural e Norte, além da constituição do cadastro de reserva para Assistentes Voluntários de Alfabetização, que atuarão no Programa Tempo de Aprender de 2022.  

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), Hulda Soares, o assistente voluntário tem a função de apoiar o professor regente da turma, ficando totalmente proibido de exercer qualquer outro tipo de função. “Os voluntários apoiarão o professor da turma na realização das atividades, de acompanhamento pedagógico e planejamento. Devem cumprir com o horário e dedicar-se totalmente às atividades propostas na inscrição. Fica totalmente proibido exercer qualquer outro tipo de função, como trabalhos administrativos, reger a turma sozinho na ausência do professor, ou qualquer outro tipo de atividade”, explicou Hulda.

Podem participar da seleção alunos do curso de Pedagogia e Normal Superior, a partir 5º período, matriculados em universidades públicas ou privadas. Os selecionados assinarão um Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, que não gera qualquer tipo de vínculo empregatício.

O voluntário receberá os custos de alimentação e transporte arcados pelo Programa Tempo de Aprender, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será no valor de R$ 150 por turmas em unidades não vulneráveis, com 5 horas semanais, podendo atender até oito turmas por semana e R$ 300 por turmas em unidades vulneráveis, por 10 horas semanais, podendo atender até oito turmas por semana.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *