Reforma da Previdência é tema de palestra na ‘Semana de Estudos sobre Orçamento Público’ realizada pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou a 11ª Semana de Estudos sobre Orçamento Público, que discutiu o impacto da reforma da Previdência para as contas públicas. O ciclo de palestras teve início no dia 10/8 e finalizou nesta quinta-feira, 12, com transmissão pelo canal da prefeitura no YouTube. Por conta dos riscos inerentes à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado de forma virtual, com palestras gravadas sem plateia, no auditório da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), na Praça 14, zona Sul.

Uma das palestrantes foi a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, que falou sobre o tema “Os impactos advindos da Emenda Constitucional 103 (reforma da Previdência). Ela é economista, advogada e especialista em Previdência Social e em Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O evento ocorre anualmente e é organizado pela Prefeitura de Manaus, numa parceria entre a Semef e a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do orçamento público na qualidade de vida dos munícipes.

No dia 10/8, a palestra foi sobre os “Os impactos da pandemia sobre o orçamento público”, com o contador e analista de Controle e Finanças da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Feijó.

No segundo dia de evento, 11, ocorreram três palestras. A primeira sobre “Os desafios da retomada do crescimento”, com o contador e subsecretário municipal de Receita da Semef, Armínio Souza. A segunda sobre “Investimentos públicos em momentos de crise”, com o engenheiro e vice-presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica, da Prefeitura de Manaus, Alessandro Silva. E a última sobre “Controle dos gastos públicos em tempos de pandemia”, com o controlador-geral do município, Arnaldo Flores.

E no último dia do evento, além da palestra da diretora-presidente da Manaus Previdência, teve o painel “Orçamento da saúde: antes e depois da pandemia”, com o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Neto; e o painel “Calamidades públicas e políticas sociais: os desafios de conciliá-las sem comprometer o orçamento público”, com secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Moraes.

Todas as palestras estão disponíveis no canal da Prefeitura de Manaus no YouTube no   https://www.youtube.com/c/PrefeituradeManausOficial/videos .

— — —

Texto – Dara Oliveira e Cinthia Guimarães / Manaus Previdência

Foto – Divulgação / Espi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!